Carregando
Processando pagamento, pode demorar alguns segundos
B&J

BIANCA PEREIRA BARROS e JONATHAN JORDÃO DINIZ

16.08.2025
Clique em editar para personalizar esta página

Cerimônia


Queremos declarar nosso amor diante de Deus e das pessoas que mais amamos. Para isso, contamos com a sua presença na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em Luziânia - GO pontualmente às 15h (a igreja - e o noivo - não permitem atrasos).


Escolhemos a Igreja de Nossa Senhora do Rosário para declarar nosso amor, pois é considerada um patrimônio histórico e artístico do estado. Sua construção começou em 1763 por escravos , utilizando taipa de pilão e coberta com cal. A fachada principal tem 18 metros de altura, incluindo as torres sineiras. Ela possui catacumbas construídas exclusivamente para escravos e é palco de lendas, como a de que há ou havia ouro embaixo da construção.


A cidade de Luziânia, anteriormente o Arraial de Santa Luzia, teve sua origem no ano de 1746, quando uma bandeira vindoura de Paracatu, Minas Gerais, comandada por Antônio Bueno de Azevedo, encontrou jazidas de ouro no Rio Vermelho. A descoberta atraiu uma grande quantidade de pessoas e a cidade logo se tornou um ponto importante na rota do ouro, atuando como entrada para a Capitania de Goiás. Em menos de um ano, o arraial contava com mais de 10.000 habitantes.


O marco inicial de Santa Luzia deu-se por uma modesta casa de oração localizada no topo de um morro ás margens do garimpo e, ao seu redor, o arraial começou a se estruturar, seguindo ruas tortuosas e desordenadas pela ladeira do Rosário. O local dessa capela seria mais tarde onde a Igreja do Rosário seria edificada.


Assim como ocorrido em cidades da mesma época, a primeira grande edificação construída na cidade foi a Igreja Matriz, erguida entre 1765 e 1767. No entanto, apenas a população branca podia frequentá-la. A presença africana na cidade era significativa e, portanto, havia uma forte demanda para uma igreja que abrigasse essa população. Surge, então, a ideia da construção da Igreja do Rosário, a partir de mais de quatrocentas pessoas de raça negra, escravizados e livres.